Doutrinas Biblicas - Batismo Crisstão e Espiritual



Batismo Cristão


A palavra grega para «Batismo» é baptisma, que se deriva do verbo baptizõ, que etimologicamente significa «imersão», ato de imergir, mergulhar Assim sendo, a palavra Batismo, compreende-se a «imersão» a «submersão» e a «emersão». Isto explica a prática neotestamentária para o batismo (Atos 2.38,39), e a realidade do sepultamento e ressurgimento com Cristo Jesus (Rom 6.4). Ver mais sobre o Modo do Batismo Cristão.
Embora a expressão batismo aparece pela primeira vez na Bíblia ao ser anunciado por João, isto é, o Batismo de João, no entanto, existiam na verdade, alguns ritos batismais já antes do Cristianismo e de João Batista, inclusive entre algumas religiões pagãs e comunidade judaica (o batismo dos ‘prosélitos’, pessoas convertidas ao judaísmo e dos essênios), como símbolo da purificação e da renovação.
Antes do Ministério Público de Jesus, João Batista enfatizava um “batismo de arrependimento”, àqueles que desejassem entrar no prometido Reino de Deus. A despeito de algumas semelhanças com esses vários batismos, o significado bem como o propósito do batismo cristão vai muito além, não se compara.


Batismo Espiritual 

Em Romanos 6.3 e ss., Paulo fala da nossa identificação com Cristo na sua morte, sepultamento e ressurreição, efetuado pelo batismo em Cristo. Porém, o batismo aqui referido, não é essencialmente o batismo em água, como alguns entendem, embora isso também seja realidade, antes está em foco o «batismo espiritual». O batismo em água, também está aqui representado, como símbolo do batismo espiritual. O Batismo espiritual é a realidade, e o batismo em água é o símbolo dessa realidade. Mas, não é por isso que vamos desprezar o batismo em água. Pois ele tem valor e propósito nessa realidade, no que tange ao "Batismo espiritual". Temos que respeitar o valor e a posição em que ocupa o batismo em água no evangelho. Não podemos dar a ele um valor excessivo, para não sufocarmos a realidade do qual é símbolo, isto é, que por traz do batismo simbólico existe o batismo espiritual, sendo este a essência da nossa identificação com Cristo na Sua morte, sepultamento e ressurreição. Por outro lado, não podemos desprezá-lo, para que não venhamos a estar desobedecendo à ordem de Cristo (Mat 28. 19). Furtar do batismo em água a sua posição, no plano redentivo, é pregar e viver outro evangelho. Pois o batismo em água e a Ceia do Senhor Jesus, ainda que sejam símbolos, no entanto, não são símbolos vazios, por traz de tudo isso existe algo espiritual e místico e, por isso devem ser levados a sério.
Share on Google Plus

About Banda Isaias 9

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário